A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e diretores político-pedagógico e financeiro dos 13 campi da instituição se reuniram, em Cáceres, para planejar e definir estratégias de ações para os próximos meses de 2015, em função da crise financeira. Essa é a quarta reunião entre os gestores da universidade este ano.
Diretores dos campi da Unemat têm sido convocados pela reitora da instituição, Ana Di Renzo, para definirem juntos estratégias que possam impactar de forma positiva nas ações da universidade e no atendimento à sociedade. Entre as preocupações dos gestores está a necessidade de economia com o custeio e a manutenção dos campi. Para isso, a Unemat tem proposto, além de outras medidas, campanhas internas de consumo consciente e feito estudos sistemáticos para acompanhamento e execução de convênios e liberação do orçamento da instituição.
A proposta da reitoria é abrir todos os números e a situação da universidade para os gestores a fim de que as ações deliberadas possam garantir o atendimento de qualidade para a comunidade acadêmica e sociedade. “Estamos vivendo um momento complicado, pois estamos sofrendo com a queda de arrecadação, cortes em programas federais que acabam refletindo nas nossas ações, por isso esses momentos são importantes. É preciso que não fique nenhuma dúvida sobre os números da Unemat. Nós queremos uma gestão participativa e democrática com corresponsabilidades”, frisou Ana Di Renzo.
Além da questão orçamentária, também estão na pauta dos encontros questões administrativas e de planejamento, como realização de seletivos, contratação de professores, calendário acadêmico, Jornada Científica, Edital do Projeto Rondon, realização de vestibular indígena, planejamento estratégico participativo, entre outros.