PUBLICIDADE

Reitor da UFMT discute projeto para criar memorial ao Marechal Rondon

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares da Silva, recebeu em seu gabinete, o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, e equipe. O encontro marcou as primeiras tratativas da instituição junto ao projeto de criação e fomento do memorial em alusão a Marechal Rondon.

Segundo o reitor, o encontro é essencial para o patrimônio imaterial brasileiro. “Estamos discutindo projeto que busca reunir todo acervo, como informações, artefatos, e outros, que compõem a história de um ícone da história mato-grossense, Marechal Rondon, que é natural de Santo Antônio de Leverger”, disse.

O docente complementou que a ação vai buscar as suas obras e contribuição para a construção do conhecimento, como o telégrafo, a questão indígena, e outras. “ A Universidade deve congregar forças junto à prefeitura, e demais instituições para construção desse memorial tão relevante no contexto regional e nacional”, pontuou.

Francisco Vuolo falou sobre as etapas do projeto. “Inicialmente estamos preparando uma grande exposição sobre a figura de Marechal Rondon, e que precisa e merece esse destaque. Posteriormente, pretendemos criar esse memorial, necessário para a manutenção da história e a produção do conhecimento”, destacou.

Também estiveram presentes a Coordenadora de Cultura da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da UFMT, Jessica Bastos, e o autor do livro “Rondon, o marechal da paz – A vida de um herói nacional contada por meio da Filatelia”, Maurício Melo Menezes. O cineasta e jornalista Cacá de Souza, biógrafo e referência no estudo da vida e da obra de Cândido Mariano da Silva Rondon também esteve presente e integra a curadoria do Projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE