A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) tem registrado um número relativamente pequeno de queimadas na região de Sinop desde o início do período de proibição das queimadas, que aconteceu no último dia 15. Segundo o diretor regional da Sema em Sinop, Jackson Medeiros, foram registrados apenas 4 focos de queimada no município nestes cinco dias de proibição.
No ano passado, em Sinop, 18 focos já haviam sido registrados nos primeiros 9 dias de proibição, em Sorriso foram 10, em Lucas do Rio Verde 03 e, em Vera, 22. A expectativa da Sema é de conseguir manter estes índices baixos e fazer com que Mato Grosso perca o título de campeão nacional de queimadas. Este ano, o Estado tem uma chance inédita de sair do topo da lista dos que mais queimam no Brasil. Pelo menos o que indicam os números já em decadência desde o ano passado, informa A Gazeta.
Em junho de 2005, o satélite NOOA-12 captou 2.371 focos de calor em Mato Grosso, conforme dados do site do Ministério da Ciência e Tecnologia. Este ano foram 1.423.
Nos primeiros dias de julho, de 1 a 7, a redução se manteve (259) em relação ao ano passado (547).
As queimadas estão proibidas com exceção da cana de açúcar, em reserva indígena, de sementes e em ações contra pragas. A fiscalização dos infratores será feira por imagens de satélite, que mostram os focos de calor. Segundo a Sema a pratica só será liberada novamente em novembro e a multa para quem for pego em flagrante será de R$ 1 mil a R$ 1, 5 mil por hectare destruído, sendo que a lei também prevê a prisão para este tipo de crime.