O Instituto de defesa agropecuária (INDEA) confirma que o prazo final para vacinar o rebanho bovino, de mamando a caducando, contra a febre aftosa, acaba no próximo domingo. No entanto, a comunicação terá que ser feita até o dia 10 de dezembro. A regional do instituto com sede em Lucas do Rio Verde espera atingir a meta estabelecida de vacinar aproximadamente 98% do rebanho. “O forte da campanha se dará nestes últimos três dias. É o costume das pessoas de deixarem tudo pra última hora e acreditamos que com a vacinação não será diferente” previu Jeferson Cambará, coordenador do INDEA.
Só no município de Lucas do Rio Verde a estimativa é vacinar 35 mil animais. “Esse número não reflete o rebanho total que deve ser um pouco menor, em função dos muitos confinamentos existentes em Lucas. O rebanho que está no confinamento, irá para o abate e por tanto não entrará na contagem final”, salienta Cambará.
O INDEA Lucas do Rio Verde que coordena as ações em 21 municípios da região calcula o rebanho em um milhão e 670 mil cabeças.