Reeducandos de 12 unidades penitenciárias e adolescentes de cinco unidades socioeducativas participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 20120), destinado às pessoas privadas de liberdade no Estado de Mato Grosso. As provas tiveram início, ontem, e terminam hoje.
Dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) somam 425 reeducandos inscritos nos presídios e 30 adolescentes nas unidades socioeducativas. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o apoio e parceria da Sejudh e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Entre os presídios que realizam o Enem 2012 no Estado estão seis Penitenciárias, cinco Cadeias Públicas e o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Tangará da Serra.
As penitenciárias contempladas são: Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May – na Capital, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), Penitenciária Major Zuzi Alves, em Água Boa, Penitenciária Major Eldo Sá Correa – (Mata Grande), em Rondonópolis e Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira – (Ferrugem), em Sinop.
Nas cadeias ele é aplicado em Cáceres, Rondonópolis (feminino), Várzea Grande, Diamantino e Alto Araguaia. Entre as unidades com maior número de inscritos estão a Penitenciária de Água Boa (69), o CRC de Cuiabá (68) e a Cadeia Pública de Cáceres (66).