Recursos de transações penais provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) firmados pelo Ministério Público Estadual foram revertidos em aquisição de bens para unidades da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) no interior. A Gerência de Medicina Legal de Barra do Garças adquiriu diversos itens com a reversão de indenizações no valor de R$ 5 mil. Entre eles, bebedouro, aparelhos de ar condicionado, colchão com capa para a maca ginecológica, escada para a maca e divisória naval com porta dividindo a sala de exame e de atendimento médico.
A cooperação do MPE viabilizou o conserto da câmara mortuária da Gerência de Medicina Legal de Primavera do Leste que estava danificada, no valor de R$ 2.300. O recursos foi destinado pelo Conselho Comunitário de Segurança do município. “Fui ao Ministério Público pedir auxílio financeiro para conserto. Enviei pra eles o orçamento da única empresa qualificada aqui, pois, além de consertar a câmara fria do IML que estava com o teto caído devido ao peso do gelo formado, eles fizeram o reparo e adaptaram a geladeira a trabalhar em temperaturas negativas, e assim, evitar o acúmulo de gelo”, explicou o gerente regional da Politec do município, Adriano Barata.
A Coordenação Regional de Sinop também conseguiu recursos das transações penais provenientes do Ministério Público. A utilização deste recurso é feita por meio do Conselho Comunitário de Sinop, que é o responsável pelos repasses. Foram adquiridas duas lupas espectrais e duas lupas digitais, equipamentos utilizados nos exames de documentoscopia; lanterna tática; martelo de inércia Lyman; materiais utilizados para identificação veicular, como caixa de ferramentas, solventes, estopas e um aparelho telefônico sem fio. Também foi possível a troca da porta de entrada do prédio da Politec.
Também foi possível a aquisição de materiais de consumo como luvas de procedimento, lâmpadas, lâminas de bisturi.
Parcerias com prefeituras ainda tem possibilitado aquisições de mobiliários e reformas nas unidades. Uma delas foi à Gerência de Diamantino que além da pintura e reforma do prédio, conseguiu equipar a sala de atendimento às mulheres, com mesa ginecológica e a sala de exames de corpo de delito com parte de doações.
Para o Diretor de Interiorização da Politec, Elesbão Vitor da Silva, as parcerias com outras instituições são importantes para manutenção da qualidade dos serviços prestados. “São bastante relevantes, uma vez que o orçamento da Politec é pequeno frente às demandas. Os recursos destinados pelas prefeituras e MPE vem suprir esta necessidade e contribuir para a qualidade na prestação de serviços à sociedade e na resposta às instituições requisitantes”.