A partir de uma parceria entre a cadeia de Arenápolis, a prefeitura e a Fundação Nova Chance (Funac), dez recuperandos do sistema penitenciário do Estado tiveram a oportunidade de trabalhar fora dos muros da unidade. Com o projeto de reinserção social, eles têm a autorização para trabalhar na fabricação de blocos de concreto, no pátio da Secretária de Transportes.
Segundo a diretora da instituição penitenciária, Luciana Francisca da Silva, para participar do projeto o recuperando precisa ter cumprido um sexto da pena e apresentar bom comportamento. Também é preciso fazer avaliação laborativa, executada pela assistente social da Funac e um psicólogo do município de Arenápolis.
“O projeto funciona há mais de dois anos e até o momento não houve qualquer incidente. A ação também colabora no ambiente da unidade e na ressocialização do recuperando”, explicou Luciana. Além da atividade na Secretaria de Transportes, os recuperandos realizam a limpeza e manutenção das vias públicas da cidade.
A Fundação Nova Chance é vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e realiza cursos profissionalizantes em parceria com o Sistema S, além de intermediar a contratação de mão de obra extramuros.