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Recuperação de rodovias em MT custaria no mínimo R$ 2 bilhões

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Aproximadamente R$ 2,3 bilhões seriam necessários para recuperar a pavimentação de 4.270 quilômetros de rodovias existentes em Mato Grosso. O levantamento faz parte da 16ª edição da Pesquisa CNT de rodovias, divulgada nesta semana. Para restauração de trechos com trincas, buracos, ondulações e afundamentos, os investimentos mínimos necessários seriam de R$ 675 mil por quilômetro. Na análise, pelo menos 1.147 quilômetros de rodovias no Estado necessitam deste procedimento, que corresponde a adição ou substituição total ou parcial de camadas estruturais em pontos localizados, de maneira que restabeleça as condições originais da rodovia em termos de segurança e conforto.

Já para a manutenção de trechos desgastados, o montante mínimo necessário foi estimado em R$ 500 mil por quilômetro. No Estado, a pesquisa apontou que pelo menos 3.123 quilômetros de rodovias pavimentadas precisam deste tipo de serviço. Os valores de investimento mínimos foram calculados com base nos custos médios gerenciais do DNIT.

A pesquisa analisou 4.462 quilômetros de rodovias pavimentadas em Mato Grosso, entre federais (3.798 km) e estaduais (664 km). Do total, 84,1% variam entre regular (38,6%), ruim (31,5%) e péssimo (14%). Os outros 15,9% estão em estado considerado bom.

Quando analisado apenas a extensão federal, 81,3% variam entre regular (44,1%), ruim (29,9%) e péssimo (7,3%). Os outros 18,7% foram considerados em bom estado. Para a análise geral, foram avaliados quesitos como pavimento, sinalização e geometria da via.

Nacionalmente, foram pesquisados 95.707 quilômetros, sendo que em 62,7% das rodovias foram identificados algum tipo de deficiência. Em relação ao pavimento e à sinalização, 43.981 km (45,9%) e 63.410 km (66,2%), respectivamente, apresentam problemas.

No levantamento, a CNT estima que a necessidade de investimento para a modernização da infraestrutura rodoviária no Brasil seja de cerca de R$ 170 bilhões, a serem aplicados na construção de novas rodovias e em obras de duplicação, pavimentação, recuperação, entre outras intervenções.

 

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