Cerca de 100 pescadores e pilotos de barcos devem participar, em julho, de mais uma etapa do projeto “Casa Limpa”, com foco na coleta de resíduos sólidos deixados no perímetro do Rio Teles Pires e Verde. Toda ação será organizada em apenas um dia, que ainda está sendo definido pelos organizadores.
O ponto de partida fica a 24 quilômetros de Sinop, e os participantes serão divididos em embarcações pequenas, médias e grandes, que farão a limpeza manualmente com o auxílio de redes de coleta.
Segundo um dos organizadores, Márcio Rodrigo Baggio, o grupo deve percorrer 80 quilômetros no rio. “Barcos maiores cuidarão das beiras rio acima, medianos ficaram no centro e menores mais ao início. Usamos em torno de 40 barcos nas atividades e já fizemos a limpeza em mais de 100 quilômetros”.
Foram recolhidas mais de 20 toneladas durante as 7 edições e neste ano “a meta é retirar de 3 ou 5 toneladas na localidade. Devido à pandemia não há programação para realizarmos a atividade em outras cidades”, descreveu o pescador.
O projeto também está buscando patrocinadores para a entrega de premiações, conforme Márcio. “O processo é feito com dinheiro doado e, dependendo da quantidade, os prêmios podem variar. Já fizemos entregas de barcos e até a mesmo a doação de um motor de popa para os bombeiros”.
Parte do dinheiro angariado é enviado para entidades do município como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a casa de apoio do Lar dos Vicentinos.