PUBLICIDADE

Reclamações no Procon contra concessionária de água em Sinop aumentam 40%; maioria é de contas altas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Ademir Specht/assessoria)

O Órgão de Defesa do Consumidor confirmou, ao Só Notícias, que abriu 38 processos administrativos após reclamações de clientes sobre os trabalhos prestados pela concessionária Águas de Sinop, que opera os serviços de água e esgoto, no primeiro semestre (janeiro e junho). O número é 40,7% maior que em 2019, quando foram 27. Não foi detalhado no entanto, a quantidade de queixas recebidas mês a mês.

De acordo com a diretora do Procon, Juliana Baptista cerca de 90% das reclamações são em decorrência de valores cobrados. “Até por conta da pandemia, as pessoas ficaram mais em casa, então as faturas aumentaram”. “Quando montamos o processo, pedimos um histórico de consumo e observamos que geralmente vinha se mantendo um valor e teve um pico no momento atual”, destacou.

Ainda segundo a diretora, em alguns casos “atribuímos isso a essa maior higienização do imóvel que houve nesse período de isolamento, mas tiveram casos que aumentou muito, e quando isso ocorre abrimos reclamação e trazemos as partes”, destacou.

Além disso, “essas 38 (queixas) que temos são quando vai haver ou já houve audiência de conciliação para poder resolver a situação”. “Montamos os processos administrativos e ambas as partes participam para chegar num acordo, que quando é pelo valor cobrado pode ser a troca do hidrômetro ou recalcular o valor, por exemplo”, acrescentou.

O contrato de concessão entre prefeitura e a empresa foi assinado em setembro de 2014, na gestão do ex-prefeito Juarez Costa, e tem vigência até 2044, com valor estimado em R$ 1,8 bilhão.

Outro lado
Em nota encaminhada, ao Só Notícias, a assessoria da Águas de Sinop destacou que ainda não teve acesso ao relatório do Procon e que desde março “adotou medidas para evitar aglomeração e suspendeu o atendimento presencial. Desde então, orienta aos usuários que busquem os canais digitais para teleatendimento para solicitar serviços e tirar dúvidas. É possível, por meio dos canais realizar: consulta de débitos, emissão de 2ª via da fatura, solicitação de religações e reparos, vistorias e análise de consumo. E que, em decorrência da pandemia a concessionária “segue mantendo a suspensão do corte no fornecimento de água em Sinop, até que nova deliberação ocorra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE