A partir deste ano a atualização cadastral anual obrigatória dos servidores públicos estaduais será realizado entre janeiro a março. A mudança foi estabelecida por meio do decreto assinado pelo governador Pedro Taques (PDT), na última sexta-feira (2). A antecipação do período de recadastramento – anteriormente realizado de julho a setembro – faz parte do planejamento da nova gestão.
De acordo com o secretário de Estado de Gestão, Júlio Cezar Modesto, a alteração da data é necessária devido ao início da “força tarefa” para realizar um raio-x da administração pública estadual. “Precisamos saber quem são esses servidores, onde estão trabalhando e que atividades realizam”, destacou o governador.
O decreto inclui ainda os servidores inativos, aposentados e pensionistas, que antes da mudança não eram obrigados a realizar a atualização de dados. Será mantido o formato online do recadastramento.
Com a alteração, o período de recadastramento é de 1º de janeiro a 30 de março e é obrigatório a servidores públicos ativos e inativos; civis e militares; efetivos e exclusivamente comissionados. Em breve a Secretaria de Estado de Gestão (antes chamada Secretaria de Estado de Administração) deve divulgar o que os servidores precisam fazer para se recadastrar.