Ser o primeiro na mente do consumidor é um diferencial de grande relevância no mercado atual. Para os que se sobressaem e estão no topo, será entregue nesta quinta-feira (26) o Prêmio Top of Mind, considerado o óscar da mídia mato-grossense. Uma verdadeira noite de gala, no Buffet Leila Malouf, a partir das 19h30.
Só Notícias é premiado, pelo segundo ano consecutivo, como melhor site de notícias no interior de Mato Grosso.
O evento é promovido há oito anos pela Revista RDM com o objetivo de destacar e premiar as marcas e empresas mais lembradas no estado, em segmentos macro como: Agronegócio, Automotivo, Beleza, Comércio, Atacado e Varejo, Construção e Incorporação, Educação, Entretenimento, Financeiro, Gastronomia, Hotelaria, Indústria, Informática e Automação, Mídia e Comunicação, Moda, Saúde, Serviço, Transporte e Logística e Turismo. Também são identificadas quais as marcas que estão em segundo e terceiro posto, pois assim, os profissionais podem medir seus esforços ou redirecionar investimentos na busca de uma melhor posição.
Para o diretor presidente da Revista RDM, João Pedro Marques, o Top of Mind tem uma forte conotação econômica, pois agrega valor às marcas que usam o selo da premiação na programação visual e em suas mídias. “O reconhecimento do público é o maior prêmio, e o selo Topof Mind atesta essa lembrança consolidada”, diz João Pedro. “É um tesão ligar para o nosso cliente e dizer que ele foi premiado”, comemora Glauber Gomide, da Company. Outro publicitário que sempre teve clientes premiados é Álvaro de Carvalho, da Soul: “O Top of Mind premia o real objetivo da propaganda, que é fortalecer uma marca”.
Na avaliação do secretário estadual de Turismo, Jairo Pradela, o Top of Mind é fundamental na consolidação também do setor turístico, pois estimula a busca pela excelência dos atores envolvidos. “É a referência do trabalho que as agências desenvolvem. Ele acaba pontuando o estágio e o momento em que a tua marca está. É o termômetro pra nós, porque precisamos saber onde está o nosso cliente na preferência dos consumidores. O Top of Mind referenda o nosso trabalho”, completa Ziad Fares, da ZF Comunicação.
A pesquisa
Desde 2006, a NewComDates realiza a pesquisa Top of Mind para a Revista RDM. A pesquisa busca revelar quais são as marcas mais lembradas pela população mato-grossense. Para a edição de 2013, o instituto, pertencente ao Opinion Maker Consultoria e Comunicação em Marketing, entrevistou 1.200 moradores das cidades sorteadas, com idade a partir de 16 anos e de diferentes classes sociais e graus de escolaridade, em 20 municípios. A pergunta não poderia ser mais simples: “Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça”? E as respostas revelam as marcas mais fortes na cabeça do consumidor do Estado. Mas, afinal, qual a importância da sua marca ser a mais lembrada?
“O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro da amostra de 5%”, destaca Manoel Neto, diretor da NewComDates. Ele lembra que 60% dos entrevistados foram da grande Cuiabá. “A maior centro consumidor está reunido no entorno da capital e, por isso, a região representa muito no contexto da pesquisa”, observa.
Desde julho, quando a pesquisa saiu à campo, que o Topof Mind provoca expectativas. “O Top of Mind resume, na sua essência, o que a publicidade faz. Pois o grande papel da publicidade e da comunicação é você ter um pedaço da mente do consumidor. A partir do momento em que você tem essa escolha, você passa a ser a primeira – no máximo a segunda opção – na hora da compra. Isso é fundamental do ponto de vista do marketing. Ser a marca mais lembrada é o maior benefício que a publicidade oferece para uma empresa, porque isso agrega um valor à empresa”, argumenta o publicitário Crispim Iponema Brasil, da Casa D"Ideias.
Anuário
Como produto final do evento, a revista RDM fará mais uma edição especial do Anuário Top of Mind com os detalhes da premiação, os segmentos contemplados, as empresas e marcas e os anunciantes que se fazem presentes na mídia e na mente dos consumidores. A circulação estadual está prevista para o mês de outubro.