O réu Ronielson Soares da Luz, 20, foi condenado a 6 anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de homicídio. Ele enfrentou júri popular nesta sexta-feira (17), em Vila Rica (1.259 km a noroeste de Cuiabá) pelo assassinato do adolescente Josimar Tormes da Silva, morto em 10 de novembro de 2011, às 21h30, em frente à Escola Estadual Maria Ester Peres, onde a vítima e o réu estudavam.
A sentença proferida pelo juiz Ivan Lúcio Amarante, presidente do Tribunal do Júri, o primeiro realizado na cidade neste ano. Ronielson estava preso desde a data do crime e por isso, o magistrado revogou a prisão preventiva e mandou expedir alvará de soltura colocando-o em liberdade. Isso porque o crime não foi considerado hediondo. Dessa forma, o condenado poderá aguardar em liberdade o resultado de eventuais recursos que sua defesa possa vir a impetrar.
Conforme os autos, o homicídio foi motivado por uma intriga entre Ronielson e Josimar, por ciúmes de uma garota que ambos namoraram, sendo que o adolescente foi morto em frente à escola. De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o julgamento teve início às 9h15 e a sentença foi anunciada às 16h45. Foram ouvidas 9 testemunhas, entre jovens amigos da vítima e do réu e que na época estudavam na mesma escola.