O líder do povo Kayapó, Raoni Metuktire, de 89 anos, que está internado em um hospital particular em Sinop com Covid-19, apresentou quadro de arritmia cardíaca (quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente), segundo o boletim clínico divulgado pela unidade hospitalar, esta tarde. “É uma arritmia leve e comum entre pessoas da idade do cacique, não é grave e está sendo tratada e monitorada pela equipe cardiológica”, explicou o médico Douglas Yanai.
Raoni teve leve dor no peito e exames preliminares demonstraram quadro suspeito de miocardite (inflamação do tecido muscular do coração). Ele está estável e sem piora no estado de saúde. Novos exames serão feitos no decorrer do dia e um novo boletim médico deve sair amanhã.
O cacique Raoni voltou a ser internado na última sexta-feira, após ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu (200 quilômetros de Sinop).
Ele passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame RT-PCR, que identifica o vírus e positivado para Coronavírus.
Metuktire é conhecido mundialmente pela luta em defesa dos povos da Reserva Nacional do Xingu.