Os deficientes físicos no Brasil normalmente ainda esbarram em obstáculos para sua locomoção: escadas e calçadas irregulares, um problema freqüente em construções antigas. Porém, este cenário, que exclui um em cada dez brasileiros portadores de algum tipo de deficiência, está começando a mudar em Sorriso.
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços de Sorriso vai instalar, inicialmente, 26 rampas para facilitar o deslocamento de deficientes em ruas e avenidas da cidade. Segundo o secretário de obras, Nery Cerutti, algumas rampas começaram a ser construídas nas calçadas da Área Verde Central, e também, na Av. Natalino João Brescansin, a mais movimentada via do centro da cidade. “Agora, estamos começando a trabalhar com as calçadas. A idéia é que, além das rampas, os deficientes possam também ter calçadas melhores para circular”, explica Nery.
As rampas começaram a ser construídas na semana passada e mais um trecho da Avenida Natalino João Brescansin deve ser concluído, ainda este mês, com as adaptações, bem como com a reforma de alguns trechos de calçada que estão bastante danificados. Já foram feitas rampas e reformas na calçada da Avenida que compreende a extensão da Área Verde. “Algumas raízes de árvores foram arrancadas para que a calçada fosse refeita e nivelada”, declara o secretário.
As demais ruas e avenidas de Sorriso aos poucos serão adaptadas, bem como os prédios públicos antigos. “As novas obras realizadas pela Administração Municipal já estão sendo planejadas de forma a facilitar o acesso dos portadores de deficiência. Até mesmo os banheiros estão sendo construídos com as portas mais largas e as adaptações exclusivas para os cadeirantes”, conclui Nery.