PUBLICIDADE

Radares serão instalados no segundo semestre em Cuiabá

PUBLICIDADE

A partir de julho, Cuiabá irá receber a instalação dos primeiros radares e redutores de velocidade eletrônicos. Para a primeira quinzena de julho estão previstos cinco radares fixos, um radar móvel, cinco lombadas eletrônicas, cinco câmeras, cinco aparelhos com sensores para avanço de sinal vermelho e 15 talonários eletrônicos. De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Antenor Figueiredo, o restante dos equipamentos será instalado gradativamente, segundo a capacidade dos recursos da Secretaria.

Figueiredo afirma que pesquisas mostram que os acidentes de trânsito podem ser reduzidos em até 60% com a instalação dos radares eletrônicos. Em julho também será realizada uma campanha educativa para a conscientização dos motoristas.

As câmeras serão utilizadas principalmente nos corredores de ônibus e em locais de acesso a hospitais e escolas. No total, serão 30 aparelhos desse tipo que irão monitorar o fluxo e auxiliar na aplicação de multas, mesmo em locais onde não haja agentes de trânsito. “Precisamos reeducar nossos motoristas. Desde que o guincho começou a trabalhar, já aumentamos as vagas para portadores de necessidades especiais e idosos, pois as pessoas estão respeitando essas vagas”, explica o secretário.

Outra tecnologia contratada através da licitação são as motos link, que são equipadas com câmeras que transmitem via rádio as imagens da cidade e dos principais problemas de fluxo. Esses aparelhos ainda não têm data prevista, pois de acordo com o secretário, atualmente a parte da arrecadação que a Secretaria recebe é de aproximadamente R$160 mil, quando o ideal seria de mais de R$ 800 mil. Por isso, conforme aumentarem as arrecadações com as multas aplicadas através dos novos aparelhos, o restante do equipamento será instalado.

Também deve começar a serem instalados em breve as faixas elevadas, para facilitar a travessia de pedestres. A licitação já foi feita e falta apenas a ordem de serviço. Depois da primeira tentativa de licitação, a Faixa Verde também terá um novo processo licitatório no segundo semestre juntamente com a licitação para a instalação da central de comando e operação dos GPS que serão instalados em todos os ônibus, incluindo o transporte alternativo.

Com os GPS os veículos serão monitorados 24 horas por dia e a prefeitura terá como acompanhar tempo e cumprimento de rotas, se os motoristas estão parando nos pontos de ônibus e também para que as denúncias dos usuários possam ser investigadas com menor prazo e mais agilidade.

Outra tecnologia, que de acordo com o secretário estará disponível para a população no segundo semestre, são as consultas pela internet de multas e recursos de infrações na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE