Os radares de velocidade da BR-163 estão sendo trocados por novos modelos em Lucas do Rio Verde. A concessionária que administra a via, informou que tem a responsabilidade prevista em contrato de instalar seis equipamentos de monitoramento e radares em quatro pontos, definidos por meio de estudos e indicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os locais de monitoramento de velocidade foram definidos nas regiões dos quilômetros 659, 686, 688 e 690. Três já foram implantados e os demais devem ser nos próximos dias. O processo para funcionamento efetivo dos radares está em andamento e segue as etapas de ativação do sistema e aferição peloInstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, que está agendada para ocorrer até 16 de agosto.
A empresa informou que tem responsabilidade na remoção e instalação dos radares. Todos os dados captados pelos aparelhos são encaminhados para a PRF, que é o órgão com competência para tratar as informações e adotar as medidas cabíveis em caso de infrações cometidas.
Por fim, a concessionária destacou que independentemente do funcionamento de radares ou fiscalização, todas as vias urbanas e rodoviárias têm limites de velocidade que devem ser respeitados pelos motoristas que as percorrem.