Um convênio, no valor de R$ 5,4 milhões, foi oficializado entre o governo do Estado e a União, em publicação feita hoje, por meio da Secretaria de Aviação Civil da Presidência República. O recurso será destinado para a aquisição de três caminhões contra incêndio de aeródromo – CCI da categoria ataque principal AP-2, em Mato Grosso. Os aeroportos beneficiados ainda devem ser anunciados.
Os caminhões são fabricados no Estados Unidos e possuem uma bomba com vazão de seis mil litros de água por minuto. Eles pesam 24 toneladas com a capacidade para 5.700 litros e a bomba é acionada por um conversor de potência. O canhão frontal tem vazão de 1.135 litros por minuto e atinge uma distância de 46 metros. Já o canhão superior tem vazão de 2.838 litros por minuto e atinge uma distância de 58 metros.
No Estado, aeroportos municipais como de Alta Floresta, Sinop e Rondonópolis já possuem este tipo de caminhão, que é uma das exigências da Agência de Aviação de Civil (Anac) para operação de voos com aeronaves de grande porte.