As duas primeiras concorrências públicas lançadas este ano pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid) contam com a participação de 15 empresas. Os projetos são para as obras de revitalização no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, e a construção do novo prédio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), também na capital. Para os dois projetos estão previstos investimentos de mais de R$ 9 milhões.
A licitação para as obras da Empaer contou com seis empresas credenciadas. O trâmite foi realizado no dia 15 de fevereiro e a partir de agora, o processo entra em fase de análise documental para posterior habilitação das empresas. A construção está orçada em R$ 6 milhões. Já o processo licitatório para a execução do projeto de revitalização do Centro Político Administrativo contou com nove empresas credenciadas.
De acordo com a presidente da Comissão de Licitações da Secid, Luciana Carla Pirani Nascimento, o número de empresas interessadas em obras do Governo é expressivo. Segundo ela, ainda este ano estão previstas novas concorrências públicas, entre elas a da reforma do Hospital Universitário Júlio Muller e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres.
“É uma quantidade significativa de empresas concorrendo em obras importantes do Estado. Para declarar as vencedoras das duas licitações, nossa equipe já está trabalhando na análise das certidões, registro de pagamento a funcionários, comprovação de experiência em obras semelhantes, entre outros itens”.
Titular da Secid, Eduardo Chiletto, ressalta que o número de empresas nas duas concorrências públicas demonstra o trabalho responsável desenvolvido pela atual gestão e também a confiança do setor privado no Governo de Mato Grosso.
Em relação aos projetos, Chiletto destaca que eles serão de grande proveito para o Estado do ponto de vista administrativo e arquitetônico. Além do processo licitatório estar sendo realizado pela Secid, o projeto para as melhorias no Centro Político Administrativo foi elaborado por equipe técnica da própria pasta.
“Este é um projeto solicitado pelo governador Pedro Taques, que deseja um Centro Político Administrativo mais acessível para todos. É muito importante que tenhamos essa diversidade de empresas interessadas em trabalhar com o Governo. Nosso compromisso é de honrar os contratos para que cada vez mais melhorias sejam desenvolvidas e obras públicas entregues para a população”.