Quinze carvoarias estão na mira da fiscalização do Ibama e da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). Equipes já vistoriaram pelo menos seis, sendo que três foram fechadas – duas em Vera e uma em Feliz Natal – por estarem operando irregularmente, sem as devidas autorizações.
O chefe de fiscalização do Ibama Sinop, Evandro Selva, destacou que um helicóptero está auxiliando na operação para deslocamento dos fiscais nos municípios distantes, como União do Sul e Tabaporã, onde outras três empresas estão sendo vistoriadas. “Em Vera, duas foram multadas e embargadas. Em Feliz Natal a empresa estava operando irregularmente em um assentamento”, acrescentou.
A Sema, que auxilia nos trabalhos, informou que o trabalho também servirá para levantar quantas empresas do segmento estão atuando na região, bem como as que já estão regularizadas. A ação deve seguir até a próxima semana.
Esta não é a primeira vez que o segmento é alvo de fiscalização. Este não, pelo menos 10 foram fechadas em Cláudia (90 km e Sinop) por estarem trabalhando sem licenças ambientais, causando prejuízos para a saúde da população. Entre as exigências as carvoarias devem ter licenciamento ambiental e funcionarem em local apropriado. A distância determinada por lei é de 4 km dos núcleos habitacionais.