A Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Nova Mutum está intensificando, as fiscalizações no sentido de reprimir as pessoas que depositam lixo nas imediações da zona urbana do município e em terrenos baldios dentro da cidade. A multa caso alguém seja pego, varia de meio a um salário e meio.
Segundo o secretário Onésio Botelho, o caso é sério, pois está causando transtornos para a prefeitura que tem arcar com as despesas da limpeza. “Cabe a Secretaria de Obras recolher somente o lixo doméstico e cuidar para que a cidade esteja sempre limpa. Outros detritos compete ao cidadão levar para o lixão municipal, localizado a 10 Km do perímetro urbano”, explicou.
De acordo com Onésio, medidas severas serão tomadas caso alguém seja pego jogando o lixo nas regiões marginais e terrenos baldios da cidade. “O caso será notificado e encaminhado para a Delegacia Civil que tomará as providências cabíveis. Caso a pessoa deposite o lixo nas matas ciliares será considerado um crime ambiental, podendo sofrer penalidades ainda maiores”, enfatizou.
Outro fator que preocupa as autoridades locais é com relação à saúde. O acúmulo de lixo gera diversas doenças e a criação de animais nocivos ao homem. Casos de dengue e de verminose tem sido os mais notificados atualmente. “O lixo é inimigo da saúde”, argumenta a coordenadora de saúde, Anke Schwabe.
Informações podem ser obtidas e denúncias feita diretamente na Secretaria de Obras pelo fone 3308-1212.