Após o período de chuva, o número de ocorrências de queimadas urbanas, em Cuiabá, aumentou, principalmente em terrenos baldios. Hoje, das 7h às 15h, o Corpo de Bombeiros recebeu 30 ligações sendo que a média é de apenas 4 chamadas ao dia. Isso significa alta de 650% no número de denúncias. Na última quinta-feira (11) foram recebidas 54 ligações, um aumento de 1.250%.
Conforme a Coordenação de Comunicação do Corpo de Bombeiros, as pessoas não sabem que queimada urbana é crime e nesse período de seca, as ocorrências sempre têm um aumento significativo. "É uma soma de fatores. Um deles é que os proprietários não cuidam dos terrenos no tempo de chuva, ai quando vem a seca, a população ateia fogo para deixar o terreno limpo", disse o tenente-coronel Teodoro Silva.
Com tantos chamados, o trabalho dos bombeiros pode ficar prejudicado, por isso é feita uma avaliação de risco para cada denúncia. "A gente vê se o fogo está próximo de residências, hospitais ou escolas, como são muitas ligações, nós usamos alguns critérios", ressaltou.
Danos- Mudanças climáticas acarretam efeitos nocivos à saúde e as queimadas ainda mais, considerando a fumaça e o material que fica em suspensão no ar. As maiores vítimas neste caso são crianças e idosos.
Outro problema é a elevação da temperatura na região urbana. Já ao meio ambiente, os problemas mais graves são a degradação do solo, a morte de animais e a destruição da vegetação, especialmente quando o fogo atinge áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APP).