PUBLICIDADE

Queda Boeing: defesa de pilotos culpa controle do tráfego aéreo brasileiro

PUBLICIDADE

Os advogados dos pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paul Paladino apresentaram à Polícia Federal de Mato Grosso um relatório apontando “a falha do sistema de controle do tráfego aéreo brasileiro” como causa do acidente envolvendo o jato Legacy e o boeing da Gol, no dia 29 de setembro, no Nortão do Mato Grosso, em que 154 pessoas morreram. Em 134 páginas eles argumentam que o sistema garantiu que as aeronaves voassem em níveis de altitude iguais. Também apontam que o centro de controle de Brasília “alterou erroneamente” o nível de vôo em sua faixa de dados de 37 mil para 36 mil pés, sem que houvesse autorizado os pilotos americanos a mudar para essa altitude. As duas aeronaves se chocaram a 37 mil pés. As informações são do Estadão.

O delegado Renato Sayão já declarou que deve indiciar os dois pilotos, que chegaram a ficar mais de dois meses impedidos de saírem do Brasil, por tederminação da Justiça Federal de Sinop, que reteve os passaportes. Caso seja acatada a denúncia contra os mesmos, eles deverão depor sobre o caso. O prazo já foi prorrogado três vezes.

Na próxima quarta-feira encerra o prazo para conclusão do inquérito. Sayão pode pedir a prorrogação novamente ao juiz federal de Sinop, Murilo Mendes.

O boeing tinha decolado em Manaus (AM) e seguia para Brasília. Os destroços foram encontrados em uma aldeia indígena, cerca de 200 km de Peixoto de Azevedo (200 km de Sinop). O resgate de todos os corpos só encerrou um mês depois da queda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE