As instalações de radares fixos em quatro trechos no perímetro urbano da BR-163, em Sinop, foram concluídas. A estrutura já estava feita há mais de um ano porém os radares não estavam funcionando. Os técnicos da empresa responsável pelo serviço concluíram os procedimentos técnicos, há poucos dias. Mas ainda não está definido quando entrarão em funcionamento. Um radar foi colocado próximo a rotatória de acesso à avenida dos Tarumãs, outro perto da rotatória de acesso a avenida dos Jatobás (sentido Sorriso), um nas proximidades do bairro São Cristóvão e outro perto do parque de exposições (sentido Itaúba). O limite de velocidade é 60 quilômetros por hora. As placas indicando o monitoramento ainda não foram instaladas, nem há previsão para entrarem em funcionamento.
Ainda passarão por testes e aferições. Até a conclusão, o processo passa ainda pela aprovação da ANTT (da Agência Nacional de Transportes Terrestres) e aferição pelo Inmetro, até que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) possa dar tratamento aos dados coletados.
Em nota, a assessoria da concessionária que administra a 163 informou que, atualmente, por determinação ANTT, realiza um processo de revitalização dos equipamentos nos pontos já existentes ao longo de 850,9 quilômetros na rodovia e que eram mantidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT).
(Atualizada às 08:55h)