Quatro jovens, dois homens e duas mulheres, entre 20 e 27 anos, foram denunciados pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram presos no dia 19 de fevereiro no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, transportando 17,774 quilos de cocaína.
A droga estava distribuída em 16 embalagens plásticas escondidas no fundo falso de oito malas que seriam levadas do Brasil para a cidade de Bruxelas, na Bélgica. Os jovens estavam sendo monitorados pela Polícia Federal desde o dia 15 de fevereiro, quando embarcaram em Fortaleza (CE) rumo à Várzea Grande. Eles ficaram quatro dias na cidade antes da tentativa de embarcar para a Europa.
Ao chegarem no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, os quatro foram abordados pelos policiais federais que descobriram o fundo falso nas malas que serviram como esconderijo para a droga. Durante a revista nos jovens, foram encontradas passagens aéreas com destino a Bruxelas, na Bélgica, o que configura a transnacionalidade do crime.
A pena para os crimes vai de, no mínimo, 3 anos até 15 anos. Como ficou configurada a transnacionalidade do crime, as penas previstas são aumentadas de um sexto a dois terços. A denúncia contra os jovens tramita na 1ª Vara da Justiça Federal em Mato Grosso.