A prefeitura, através da secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, premiou as instituições culturais de Nova Mutum no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva. A iniciativa visa reconhecer e valorizar pela sua contribuição cultural nas comunidades e quatro entidades foram selecionadas para receber um prêmio de R$ 32 mil cada, sendo a Associação dos Artesãos de Nova Mutum, Centro de Tradições Gaúchas, Associação Beneficente da Comunidade do Cerrado e Comunidade Italiana do Município de Nova Mutum.
As instituições foram avaliadas com base em critérios específicos, sendo considerada a contribuição cultural já realizada, analisando a relevância e o impacto das contribuições culturais feitas pelas instituições, como eventos, exposições e projetos que beneficiaram a comunidade, informou a prefeitura. Também foi avaliado o histórico de atividades culturais, “considerando a consistência, a variedade e a qualidade das atividades promovidas, bem como a capacidade de envolver diferentes públicos”.
Todas as instituições precisaram alcançar uma pontuação mínima de 50 pontos nos critérios de avaliação estabelecidos no edital. O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Toshio Takagui, agradeceu às instituições que participaram do edital. “Este é um testemunho da força da sociedade civil na construção de políticas públicas culturais. Os recursos são um investimento na cultura, na arte e na dignidade do nosso povo”, enfatizou.
A premiação totalizou R$ 128 mil, com recursos do governo federal repassados pelo Ministério da Cultura através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.