O primeiro dia de funcionamento do Hospital São Benedito foi marcado por quatro cirurgias realizadas, todas na área ortopédica. Segundo o diretor da Empesa Cuiabana de Saúde, Jorge Lafetá, todas as cirurgias foram bem sucedidas e nenhum do pacientes precisou ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. “Todos saíram do centro cirúrgico direto para as enfermarias. As cirurgias foram um sucesso”.
Nesta quarta-feira, já estão confirmadas outras quatro cirurgias. Com o passar dos dias o número de cirurgias vai aumentar gradativamente, chegando a até 400 por mês. Ao mesmo tempo em que se realizava a solenidade na parte externa do prédio, o jovem Jovanildo dos Santos Ferreira, de 22 anos, era submetido a uma cirurgia na perna, resultado de um acidente com motocicleta, ocorrido no dia 5 deste mês, na avenida 15 de Novembro, no bairro do Porto. Ele foi transferido na segunda-feira do Pronto Socorro de Cuiabá para o novo Hospital. Antes da cirurgia, ele confessou que estava um pouco nervoso, mas confiante no resultado. “As enfermeiras e pessoal daqui são muito atenciosos e o hospital é ótimo”.
Os outros três paciente operados foram Kleiton de Melo e Josemar Moreira de Magalhães Junior. O último paciente submetido à cirurgia foi o jovem Weslley Michel da Silva. Ele também foi vítima de um acidente envolvendo motocicleta. O acidente ocorreu na Avenida Lavapés, em frente aos 44º Batalhão de Infantaria Motorizada. Wesley sofreu uma fratura de cotovelo.
Lafetá disse que nesta semana todas as cirurgias continuarão sendo na área de ortopedia. O objetivo ,segundo, ele, é desafogar o Pronto Socorro de Cuiabá, onde ainda estão internados muitos pacientes a espera de cirurgias, principalmente na ortopedia. “Vamos aliviar a sobrecarga do pronto socorro e na próxima semana daremos início às cirurgias em outras especialidades”.