Mais de 12,9 mil procedimentos médicos já foram realizados durante os três primeiros dias da Caravana da Transformação, em Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop). O número é referente aos atendimentos médicos, consultas, cirurgias e exames já realizados.
Até o momento, a média de público no evento é de 2,5 mil pessoas por dia. A expectativa é de que o número de participantes seja maior a partir de hoje, já que os serviços sociais e de cidadania serão iniciados.
De acordo com o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), tenente-coronel Abadio José da Cunha Junior, para auxiliar nas atividades que estão sendo realizadas durante o evento, além dos servidores públicos estaduais, cerca de 250 voluntários também participam da ação na região Norte de Mato Grosso.
“Capacitamos 250 voluntários e estamos com uma média de 50 pessoas nos apoiando a cada dia. Além disso, a população também abraçou esta causa e está tendo oportunidade de estar dentro do projeto. Tudo isso também está sendo possível devido ao envolvimento da região. A união de todos tem auxiliado no bom andamento do evento”.
Em relação às cirurgias, 598 pacientes já foram operados de catarata e outros 15 de pterígio. Cada paciente, antes de realizar qualquer procedimento cirúrgico, passa por, pelo menos, três tipos de exames distintos na visão. O pós-operatório, que também já foi iniciado, conta com 278 atendidos até o momento. Os procedimentos médicos estão sendo realizados por uma empresa contratada pelo governo estadual.