O número de residências com ligações domiciliares de água tratada, durante os últimos seis anos já ultrapassou a marca de 20 mil. Um levantamento do Sistema Autônomo de Água e Esgoto, divulgado pelo relatório da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Mineração mostra que já são 23.815, beneficiando quase 100 mil pessoas – 98.790.
Somente no ano passado, foram feitas 1.078 ligações, beneficiando uma parcela superior a quatro mil pessoas. As obras foram executadas em bairros como Violetas, Oliveiras, Novo Estado e Santa Rita, que tiveram sua segunda etapa de residências abastecidas. Foram mais de 700 residências abastecidas com água tratada. No Maria Carolina, Menino Jesus, Alto da Glória e Boa Esperança, entre outros bairros, também foram executadas obras pelo sistema autônomo.
Entre os avanços obtidos durante os anos estão a perfuração de poços artesianos, redes adutoras e ligações domiciliares de loteamentos antigos e novos. Dentre os vários exemplos do SAAES estão o Bairro Alto da Glória que, em duas etapas teve 492 residências abastecidas na primeira etapa. Mais tarde, numa segunda etapa, outras 485 residências com água tratada e de qualidade na porta.
Para este ano, estão programadas padronizações de todas as áreas institucionais e outras ações, que devem beneficiar a população. “Temos projetos para fazer ampliação de rede, perfurar mais poços, construir mais reservatórios e casas de tratamento químico, enfim, preparar Sinop para operar com tranqüilidade nos próximos 30 anos sem sofrer nenhum risco de colapso no abastecimento”, declarou o diretor do SAAES, Hildebrando França, pela assessoria.