O Pró-Estradas contabiliza mais 44 quilômetros de asfalto dentro dos 500 quilômetros previstos para este ano, conforme planejamento da Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra). O montante faz parte das obras de construção das MTs-326 e 240, localizadas no Araguaia, região conhecida como “Vale dos Esquecidos”.
Na MT-326 são 36 quilômetros em execução. Deste total, 24 quilômetros já estão com os serviços de pavimentação concluídos. A obra faz parte de um dos três lotes contratados para interligar os 112 quilômetros entre os municípios de Nova Nazaré e Cocalinho.
Conhecida como “Rodovia do Calcário”, a estrada é uma das principais rotas de escoamento de Mato Grosso ainda sem pavimentação. Pela estrada é transportado quase um milhão de tonelada de calcário produzido por indústrias na região.
Para complementar totalmente a ligação por via asfaltada da região, o Pró-Estradas também atende a MT-240, que liga Água Boa e Nova Nazaré. São 20 km asfaltados dos pouco mais de 38 km entre os municípios.
No primeiro semestre deste ano, quando expediu as primeiras ordens de serviço, o governador Pedro Taques firmou compromisso com a população para pavimentação dessas importantes rodovias. Afirmou que a região hoje denominada “Vale dos Esquecidos” um dia será o “Vale da Esperança” diante do enorme potencial agrícola dos municípios.