Foi publicado no Diário Oficial da União hoje, o edital de licitação para pavimentação de um lote de 94 quilômetros da BR-158, no trecho entre Alto Boa Vista e o Posto Luizinho. Pelo edital, a empresa vencedora terá a responsabilidade de elaborar o projeto executivo e realizar a pavimentação.
Atualmente restam 195 quilômetros da BR-158 a serem pavimentados no Estado. O trecho contorna a reserva indígena Maraiwatsede, por onde a rodovia deveria passar, mas os indígenas não permitiram que o asfalto atravessasse a área, obrigando a construção do contorno de 195 km. Desse total, 94 km estão sendo licitados. Os outros 101 quilômetros, que ligam os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, devem ter a licitação lançada ainda este ano, segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A BR-158 é considerada um dos principais eixos de escoamento da produção agrícola e sua pavimentação é fundamental para incrementar a economia da região Araguaia, aponta o presidente da frente parlamentar de logística de transportes e armazenagem, senador Wellington Fagundes (PR).
A partir da divisa de Mato Grosso com o Pará, a rodovia já está totalmente asfaltada, permitindo o acesso a Redenção (PA) e, por meio de duas rodovias estaduais, ao terminal de cargas da ferrovia Norte/Sul, em Palmeirantes (Tocantins). “De lá, chega-se ao porto de Itaqui, no Maranhão”, lembra o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.
Segundo o diretor, pelo menos 3 milhões de toneladas de grãos da produção agrícola de Mato Grosso devem ser escoados, este ano, pelo porto de Itaqui. “Com o asfalto total da BR-158, esse volume deve aumentar”.