Entra no oitavo dia hoje o protesto de pequenos produtores rurais em Marcelândia (350 km de Sinop). Depois de acamparem em frente à câmara municipal, na terça-feira da semana passada, os agricultores interditaram, na quarta-feira, a MT-320, na altura do Rio dos Patos, na entrada da cidade. O prefeito Adalberto Diamante, o governador em exercicio Silval Barbosa e o presidente do Intermat, estão em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento Agrário, tentando resolver o conflito.
Os agricultores reivindicam urgente regularização de uma área de terras, cujo processo se arrasta há vários anos. Também criticam a política do governo federal e a demora nas liberações dos títulos de propriedades das terras.
Segundo eles, no assentamento Tupã, mais de duzentas famílias tentam há mais de cinco anos a regularização. Eles reivindicam também a documentação do Assentamento Bom Jaguar onde cerca de 380 famílias, aguardam há doze anos a regulamentação das terras providas pelo governo e até hoje não reconhecidas.
Com a Comunidade Santa Rita do Norte, segundo os manifestantes, é a mesma coisa. Participam ainda famílias da área industrial e de Analândia.