Os cerca de 31 funcionários da regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), de Sinop, devem prosseguir a greve iniciada ontem, no município. Os serviços foram paralisados ontem. Em outros Estados, o órgão fechou as portas na semana passada.
De acordo com o gerente da regional em Sinop, José Geraldo Araújo, só estão sendo mantidos os serviços internos do plano de combate ao desmatamento. Os processos de transferência para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e cadastros de indústrias madeireiras da região, estão paralisados.
Os servidores cobram o cumprimento, pelo Governo Federal, dos acordos assinados em greves realizadas anteriormente (2003 e 2004), onde figuram dentre outros tópicos, o enquadramento dos aposentados e pensionistas na Carreira de Especialista em Meio Ambiente e a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente.
Hoje de manhã os servidores se reúnem novamente para deliberar os encaminhamentos a partir de agora. As informações são de que, em Alta Floresta, o órgão também paralisou as atividades.