O período de inscrições para o processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso foi prorrogado para até 31 deste mês. A inscrição é aberta para candidatos às vagas de membro titular e suplente, oriundos da sociedade civil como representantes dos segmentos e territórios culturais, para o período de 2022-2026. Os eleitores também precisam se inscrever para participarem do processo eleitoral.
Os formulários de inscrição estão no Regimento Eleitoral, disponibilizado no site da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O documento também descreve todos os requisitos necessários para a participação, previstos nas leis do Sistema Estadual da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura. A Secel disponibiliza um chat no formulário para que os interessados possam tirar dúvidas e receber orientações.
Cada pessoa terá direito a dois votos, um para segmento cultural e outro para território. Tanto o eleitor quanto o candidato a conselheiro, só poderá votar e/ou pleitear a vaga relacionada à sua área artística de atuação (artes cênicas, artes visuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música, patrimônio histórico e cultural, rede de Pontos de Cultura) ou no território onde reside (Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Vermelho, Teles Pires e Araguaia). Os municípios que compõem as regiões estão descritos nos anexos do Regimento Eleitoral.
A votação será de 15 de março a 3 de abril. A divulgação do resultado final está prevista para 19 do mesmo mês.