Interessados em se inscreverem no Programa Cartão Reforma, do Governo Federal, em Sinop, têm até o dia 29 desse mês para participar da pré-seleção. Por meio da concessão de subsídio para a compra de materiais de construção e a assistência técnica de profissionais dessa área, o programa contempla famílias de baixa renda como repasse de valores entre R$ 2 e R$ 9 mil e que podem ser utilizados para a aquisição de materiais naqueles estabelecimentos previamente cadastrados.
Conforme explica a coordenadora de Habitação, Angela Maria Algayer Santos, houve a necessidade de se ampliar o prazo em virtude de uma parcela dos candidatos não ter entregue a relação completa dos documentos necessários, sejam eles pessoais, de todas as pessoas que residem no imóvel, referentes ao Cadastro Único com o número do NIS, ou do imóvel, contrato de compra-venda, termo de doação ou escritura.
Dados da secretaria municipal indicam que, até a última semana, foram realizados 392 cadastros de moradores dos bairros Loteamento Alto da Glória III, Vitória e Bom Jardim (vinculados ao território do CRAS Menino Jesus); Loteamento São Cristóvão, Chácara de Lazer São Cristóvão (CRAS Paulista); Jardim do Ouro (CRAS Palmeiras) e Loteamento Campo Verde, Loteamento Betel, área de regularização Jardim Conquista, Santa Rita, Jardim Novo Estado, Jardim Ipê, Recanto dos Pássaros, São Paulo e Boa Esperança (CRAS Boa Esperança).
Os bairros contemplados pelo Programa Cartão Reforma foram selecionados pela equipe técnica da Prefeitura de Sinop, considerando os requisitos exigidos pela União.
Para fazer parte do programa o beneficiário deve estar inserido no Cadastro Único, ter renda familiar bruta mensal de até 2.811,00 (três salários mínimos e meio), incluindo os benefícios sociais, ser maior de 18 anos ou emancipado, possuir um único imóvel em situação regular e morar nele (imóveis alugados ou cedidos são excluídos do programa); outro pré-requisito é possuir um celular habilitado para receber SMS e não ser beneficiado por programas habitacionais nos últimos dez anos.
Após as inscrições realizadas, haverá uma pré-seleção dos beneficiários, de acordo com o perfil exigido pelo Programa. Todas as avaliações serão feitas pela equipe técnica da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Não podem se inscrever no Programa Cartão Reforma moradores já contemplados por programas habitacionais do Governo Federal, como, por exemplo, o Minha Casa Minha Vida.