O Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios reúne-se logo mais às 14h30 para avaliar os critérios técnicos, condições climáticas no Estado e decidir se será prorrogado novamente o período proibitivo do uso de fogo na limpeza e manejo de áreas em Mato Grosso. O prazo termina no próximo dia 30.
O coordenador do Grupo Especial de trabalho para a execução do Plano de Ações para Prevenção a Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais, major BM, Hector Péricles de Castro, explicou que periodicamente os integrantes do grupo especial estarão realizando reuniões de avaliação para determinar a manutenção ou não do período proibitivo.
Com as mudanças no clima nos últimos dias, que provocou a elevação da umidade do ar e a chegada das chuvas em algumas regiões, a população pode desconsiderar a proibição de queimadas e voltar a utilizar o fogo. “Isso com certeza provocará grandes transtornos ambientais”, alertou major Hector salientando que “é preciso cumprir a Lei que é clara quanto à proibição do fogo. Em Mato Grosso, o período proibitivo continua em vigor até o dia 30 deste mês”.
Durante o período proibitivo, com as ações de prevenção, controle, monitoramento e fiscalização, o Estado já conseguiu uma redução, este ano, de cerca de 70% no número de focos de calor em relação ao ano de 2007. Em relação ao número de focos de calor registrados em 2006, a redução foi de 62%.