A jiboia-constritora (boa constrictor) foi encontrada no barracão de uma oficina mecânica, ontem à noite, no bairro Industrial 1ª Etapa, que está situada próxima à região de chácaras. O caso foi relatado pelo proprietário aos bombeiros e não houve registro de ataques ocasionados pela serpente.
Conforme apurado pela equipe, ao notar a cobra, conseguiu abrigá-la em uma caixa até a chegada dos militares. A captura foi executada com equipamentos de uso padrão, como o gancho e tambor de contenção. Posteriormente, foi encaminhada para soltura em meio à mata, fora dos limites da cidade.
A presença de tais exemplares no perímetro urbano, segundo os militares, é decorrente de fatores como a expansão da cidade sobre as áreas verdes, fazendo com que busquem alimentos fora do habitat natural. O período chuvoso também é um fator de influência quanto ao aumento do número de avistamentos.
O soldado Viana alertou, em entrevista coletiva, que independentemente de não possuir qualquer peçonha, a picada da constritora ainda pode “infeccionar o local devido às bactérias”, “sem contar que se trata de um animal grande, caso se enrole em áreas como o pescoço de uma pessoa, pode ocasionar algo sério”.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a espécie atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir cerca 4 metros de comprimento durante a fase adulta. A serpente também possui uma camuflagem efetiva para mistura ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia de forma regular e poder ficar por vários dias sem se alimentar normalmente.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.