O Promadeira (feira de máquinas, madeiras e equipamentos para o setor madeireira) começa amanhã, em Sinop, com cerca de 100 expositores. Um deles é a Madeiras Itapiranga. Instalada em Matupá (200 km de Sinop) e há 11 anos no mercado, a indústria vai apresentar as espécies de madeira de serrada, vigamento, caibro e para exportação. A Itapiranga está, há 5 anos, exportando para Itália e Estados Unidos. Piso de Jatobá é o produto mais comercializado. Considerada madeira nobre, é usada em residências e apartamentos. A média exportada é de 150 metros cúbicos/mês. “É um bom volume que estamos negociando e hoje estamos no limite de nossa capacidade porque a matéria prima na região está escassa. Vamos aproveitar o Promadeira para também negociar esta espécie, com fornecedores de outras regiões em Mato Grosso”, explica o diretor-proprietário da empresa, José Roberto Dada.
Clique aqui e leia mais notícias do Promadeira
Para o mercado interno, Cambará e Garapeira são as principais essências vendidas pela Itapiranga. A produção mensal gira em torno de 800 metros cúbicos. Os principais clientes estão em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O próximo passo da Madeiras Itapiranga será investir em projetos de reflorestamento de espécies variadas para garantir matéria prima. “Temos uma área disponível para isto e estamos definindo outros procedimentos porque o investimento é considerável”, acresta o empresário.
A Itapiranga tem 48 profissionais e é uma das maiores indústrias madeireiras na região Norte. “Estaremos na feira para comprar, vender e fortalecer nossa marca no mercado. Nas edições anteriores, ajudamos também na organização e estaremos agora, como expositor, mostrando produtos com qualidade de primeira”, acrescentou
A abertura do Promadeira é nesta 4ª, e pode ser visitada das 18 às 23h, até sábado. Haverá também rodada de negócios e palestras para industriais madeireiros, bem como salão de móveis, com exposição de produtos do setor moveleiro do Nortão.