Dentro do programa de expansão do Processo Judicial Digital pelas unidades judiciárias de Mato Grosso, o Juizado Especial da Comarca de Sorriso será o próximo a aderir ao sistema que moderniza a tramitação processual. Por meio deste sistema toda tramitação processual transcorre de forma on line, da petição inicial ao julgamento e arquivamento, eliminando a necessidade do uso de papel. Dessa forma, tanto o magistrado quanto as partes podem acessar o Projudi de qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite, de maneira gratuita e segura.
Na próxima semana, entre os dias 19 e 23, os servidores do juizado, que é a 4ª Vara da Comarca, participarão do treinamento para aprender a operacionalizar as ferramentas digitais. Para que a capacitação tenha pleno êxito, o juiz da 1ª vara e diretor do Foro de Sorriso, Wanderlei José dos Reis, determinou a suspensão do expediente e dos prazos processuais no Juizado Especial, nos dias 19 a 21.
O magistrado explicou que os servidores lotados na secretaria da 4ª Vara e gabinete deverão receber o treinamento a ser ministrado pela equipe da corregedoria, sendo que essa capacitação é uma das metas anunciadas pela Corregedoria Geral da Justiça. No Juizado Especial tramitam atualmente 2.581 ações, sendo 2.234 cíveis e 347 criminais, sendo que a comarca é classificada como de 3² entrância, possuindo 6 (seis) varas judiciais, onde tramitam 15.476 processos.
Após o treinamento dos servidores o expediente retornará ao normal a partir do dia 22, sendo que no dia 23, às 17h, haverá no auditório do fórum, a solenidade do lançamento oficial de implantação do Projudi, presidida pelo desembargador Manoel Ornellas de Almeida.
O Projudi já está instalado nos juizados especiais das comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leverger, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Tangará da Serra, Campo Verde e Jaciara.