Com o intuito de beneficiar instituições que preparam pessoas para o mercado de trabalho e também para a geração de renda familiar, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso destinou R$129 mil para a compra de computadores e de máquinas para corte e costura industrial. O recurso é oriundo de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pela EISA – Empresa Interagricola S/A, da cidade de Rondonópolis, e que responde por uma ação de execução desde março de 2000, movida pelo MPT. A empresa foi autuada pelo grupo de fiscalização por não conceder aos trabalhadores repouso e alimentação, por excesso de jornada de trabalho e por manter funcionários sem carteira assinada.
A destinação foi autorizada pelo procurador do trabalho Roberto Portela Mildner e pelo juiz do trabalho de Tangará da Serra. O recurso possibilitou a compra de equipamentos e materiais que beneficiem, especialmente, projetos de qualificação profissional. Por isso, o montante foi dividido entre instituições que se dediquem a contribuir para a geração de renda em comunidades carentes.
Entre as cinco entidades beneficiadas, duas desenvolvem projetos voltados para a qualificação profissional por meio de cursos de corte e costura industrial. O projeto “Trabalhando com as Mãos” da prefeitura de Reserva do Cabaçal e o projeto “Costurando Caminhos” da prefeitura de Araputanga, receberam recursos para a compra de 48 máquinas de costura industrial além de outros materiais para desenvolverem os cursos.
Na área de informática, foram três as instituições beneficiadas com o recurso destinado pelo MPT. O projeto “Trabalho Técnico e Social” da prefeitura de Porto Esperidião, que proporciona aulas de informática para pessoas em risco social, recebeu a doação de 19 computadores.
Em Jaciara, o grupo Espírita Adolfo Bezerra de Menezes, que realiza trabalhos sociais junto às comunidades mais humildes, recebeu a doação de 15 computadores para dar continuidade ao projeto de inclusão digital desenvolvido pela instituição.
A quinta instituição beneficiada fica em Cuiabá e recebe centenas de adolescentes em busca de capacitação profissional. É o Instituto Maria Estela, no bairro Pedra 90, que receberá um reforço de equipamentos com a entrega de mais 14 computadores.
A entrega dos equipamentos será feita ainda neste mês de outubro e será acompanhada pelo procurador-chefe do MPT, José Pedro dos Reis.