A coordenadora e fundadora do Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis, Tatiana Vian, informou ao Só Notícias, que nos últimos 50 dias foram encaminhadas mais de três toneladas de resíduos para recicladoras. Desde a criação do projeto em julho, há cerca de 300 pessoas cadastradas e que ajudam na ação.
De acordo com Vian, o processo para deixar os resíduos no ponto é rápido. “Temos um cadastro, precisamos de informações pessoais, endereço, telefone, é bem rápido. Nós recebemos, fazemos a triagem e destinação de diversos tipos de resíduo, todos limpos. Porque tem critérios para que a gente também consiga destinar para a reciclagem. Se a pessoa levar errado, a gente ajuda, só tem que está disposto a aprender”.
Além disso, Tatiana informou que é feito um trabalho em parceria com os catadores de lixo. “Com eles é uma parceria no qual a gente auxilia com doações que chegam para nós. Somos um ponto de apoio e troca de informações”.
Ainda de acordo com Tatiana, engajada nas causas ambientais e sustentabilidade, “Sinop é uma cidade que tem bastante deficiência nessa questão. Não temos uma coleta seletiva, pouquíssimas empresas que trabalham com reciclagem e elas são dispersas”.
O PEV Sintropia atende todos os dias das 13h às 18h e sábado das 8h às 12h.