O Projeto Verde Novo teve um ano intenso, com o plantio direto de milhares de mudas e a distribuição de outros milhares aos moradores de diferentes regiões de Cuiabá. Somente este ano, foram 40 ações, com 35.763 mudas plantadas ou doadas até o mês de novembro.
O Verde Novo é uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, por intermédio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá. O objetivo é mobilizar a sociedade em prol do plantio e manutenção de árvores na capital, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios, que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população mediante a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.
O projeto engloba atividades teóricas de conscientização ambiental associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, bem como a distribuição de mudas.
O destaque do ano foi o delivery, em que a van do Verde Novo visitou vários bairros da capital, para entregar, diretamente aos moradores, mudas de árvores nativas e frutíferas, como ipês (roxo, rosa, amarelo e branco), ipêzinho-de jardim, oiti, copaíba, goiaba, acerola, pitanga e abacate, entre outras.
O delivery de mudas atendeu aos bairros Dr. Fábio I e II, Pasqual Ramos, Pedra 90, Tijucal, Jardim Renascer, Três Barras, Despraiado, Distrito Industrial, Residencial Alice Novacki e Três Barras.
O projeto também promoveu ou foi parceiro em diferentes ações voltadas a arborização da cidade. Em novembro, por exemplo, o Verde Novo participou do plantio de 20 mudas de árvores na Orla do Porto e nas margens do rio Cuiabá, como parte da programação de encerramento da parceria entre o Juizado Volante Ambiental (Juvam) e a 13ª edição do Rally Ecológico.
O projeto Verde Novo se baseia na Constituição Federal, que determina que o meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos.