PUBLICIDADE

Projeto vai recuperar nascentes de rios no Nortão

PUBLICIDADE

Nascentes e beiras de rios e córregos desmatadas e degradadas serão recuperados pelo projeto Y Ikatu Xingu Manito, em alguns municípios do Nortão. Marcelândia é um deles. A parceria entre prefeitura, Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto Socioambiental (ISA), foi firmada no último dia 30. Os trabalhos iniciarão em dois córregos que deságuam no rio Manissauá-Miçú. “O projeto Manito tem como característica a mobilização dos moradores de Marcelândia, e principalmente dos proprietários das áreas escolhidas para a recuperação, para dar a eles mesmos condições de continuar com os trabalhos de proteção e preservação das nascentes”, explicou, por meio da assessoria, o agrônomo Jean Carlo Corrêa, coordenador técnico.

Entre as ações que serão implantadas estão a recuperação e ampliação do viveiro do município, produzindo e distribuindo mudas de espécies nativas para recuperar margens e nascentes, além de atividades de educação com a população.

Inicialmente, a equipe fará um estudo sobre a situação da bacia do rio Manissauá-Miçú, e das nascentes que serão recuperadas. Levantamentos iniciais já identificaram que Marcelândia tem cerca de 14 mil hectares de nascentes e matas ciliares a recuperar somente na Bacia do Manito, que abrange 63% da área total do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE