O projeto “Pet Terapia”, iniciado em outubro passado, no hospital regional de Sinop, é realizado pela secretaria estadual de Saúde em parceria com o curso de veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (Apams). Os cães são usados para auxiliar no tratamento terapêutico de crianças internadas.
A APAMS cede cães resgatados para participar do projeto, voltado exclusivamente para crianças na ala que tem 30 leitos, entre Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Cuidados Intensivos e enfermaria. Os animais são selecionados e passam por cuidado sanitário com os alunos de veterinária da UFMT para ficarem aptos a frequentar o ambiente hospitalar. São animais que estão disponíveis para a adoção e recebem todos os cuidados necessários para terem contato com as crianças.
“Sempre tivemos uma preocupação muito grande com o perfil dos animais que são levados para dentro do hospital. Por isso, buscamos parceiros que pudessem nos auxiliar. Com todo o conhecimento dos alunos, esse projeto está sendo transformado numa extensão do curso de medicina veterinária da universidade”, disse o diretor do hospital, Jean Alencar, através da assessoria, acrescentando que a iniciativa contribui com a melhora e traz conforto extra para as crianças e as famílias.
“Eu achei muito interessante e legal essa ação porque eles ficam entediados. Ontem mesmo, ele estava mais triste porque não podia ter contato e brincar com os irmãos, sentindo saudade deles. Ele gosta de animais, gosta de cachorro, então hoje ele já está mais alegre”, declarou Priscila, mãe de uma criança, de 10 anos, que está internada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.