PUBLICIDADE

Projeto pretende combater reincidência à violência doméstica em MT

PUBLICIDADE

Combater a reincidência dos crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, por meio de ações destinadas aos acusados de praticar os delitos. Com esse propósito, o projeto "Lá em Casa quem manda é o respeito" será lançado na próxima sexta-feira (11.03) pelo Governo do Estado e o Ministério Público Estadual (MPE). O lançamento ocorrerá durante o "Encontro Estadual para Promoção da Igualdade de Gênero e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher", em Cuiabá.

De acordo com a coordenadora das Promotorias Especializadas de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, o projeto prevê a aproximação do MP com os acusados de violência que estão em centros de ressocialização, presídios e cadeias. "Para muitos homens é tão natural bater na mulher, que não veem em tal ato a prática de um delito passível de punição e tendem a responsabilizar a própria vítima por sua agressividade. A maioria deles pode voltar a agredir a mulher após serem colocados em liberdade, posto que não têm consciência da malignidade de sua conduta", afirmou.

Segundo ela, o projeto terá como objetivo informar, ouvir e evitar a reincidência específica em tais tipos delituosos. Para isso, serão realizadas palestras mensais nas unidades prisionais, bem como em empresas e locais com grande concentração de pessoas do sexo masculino. "Muitos homens foram criados de forma machista e reproduzem tal comportamento em seu dia a dia com o uso da força e da violência para serem obedecidos. O trabalho será feito de forma educativa e preventiva por uma equipe da Promotoria de Justiça, além de psicólogos e assistentes sociais".

A parceria com o Governo do Estado será desenvolvida por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), que disponibilizará assistente social, psicóloga, equipamentos de trabalho e produção de material de apoio. As atividades do projeto serão promovidas até o mês de abril de 2013.

EVENTO – O "Encontro Estadual para Promoção da Igualdade de Gênero e Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher" terá início às 9h, no Salão Nobre "Secretário Cloves Vettorato", no Palácio Paiaguás. Inicialmente, o repentista e cantor cearense Tião Simpatia fará uma apresentação musical. Em seguida, ocorrerá o lançamento do projeto "Lá em casa quem manda é o respeito". Às 11h, a promotora de Justiça do Pará, Sumaya Saady Morhy Pereira, ministrará a palestra "Violência doméstica e familiar contra a mulher: uma grave violação dos direitos humanos".

Os trabalhos serão retomados no período da tarde no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá, com a palestra "Na sociedade racista brasileira o normal é ser branco", com o promotor de Justiça e secretário de Justiça do Estado da Bahia, Almiro Sena. Às 15h30, haverá o lançamento de dois livros. O primeiro, com o título "Sistema de justiça, direitos humanos e violência no âmbito familiar", é de autoria coletiva e coordenado pela promotora Lindinalva Rodrigues Dalla Costa e pela juíza de Direito Amini Haddad Campos. O segundo lançamento será do livro "A cor da pele", de autoria do promotor da Bahia, Almiro Sena. Às 17h, o Ministério Público fará a homenagem às pessoas que se destacaram no enfrentamento da violência doméstica no Estado de Mato Grosso. Ao todo, serão homenageadas 22 pessoas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista é hospitalizado após colisão com carro em Sinop

O acidente envolvendo a Honda Pop vermelha e o...

Carreta carregada com cimento tomba em rodovia de Mato Grosso

O tombamento de uma carreta foi registrado, ontem à...

Apostador de Mato Grosso ganha mais de R$ 44 mil na Lotomania

O apostador de Campo Novo do Parecis (402 km...
PUBLICIDADE