Neste momento, cerca de 300 professores da rede municipal de ensino de Sinop, começam a receber instruções de como serem os multiplicadores do projeto ‘Maçonaria Unida Contra as Drogas e à Favor da Vida’. O objetivo é que eles transmitam aos alunos e outros professores como se deve trabalhar para prevenir o uso de drogas, principalmente entre as crianças e os adolescentes.
Durante todo o dia, palestras serão ministradas por médicos psiquiatras membros da Maçonaria. O evento será realizado no salão Casa Fiesta, atrás do campo de futebol Schneider, no bairro Jardim das Nações, e será gratuito para todos os interessados.
Confira a programação:
-07:00h: Distribuição de material e pastas.
-08:00h: Palestra ‘Tabagismo’, com o professor Italomar Freitas Oliveira.
-09:00h: Palestras ‘Evolução histórica do uso de drogas’, ‘Classificação das drogas legais e ilegais’, ‘Ação das drogas no sistema nervoso central’, ‘Drogas por espécie’, com o psiquiatra Arquimedes Borges Monteiro.
-10:30: Palestra ‘Álcool, droga socialmente aceita’, com o psiquiatra, diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e diretor do Instituto de Recuperação Adolfo Botelho, Zanizor Rodrigues da Silva.
-12:00h: Almoço (gratuito).
-13:30h: Palestra ‘Prevenção do uso de drogas na família’, com o psiquiatra Antonio Padilha.
-15:00h: Palestra ‘Prevenção do uso de drogas na escola’, com o psiquiatra Zanizor.
-16:30h: Depoimentos de grupos de ajuda mútua.
-17:00h: Debate.
-17:30h: Encerramento.
O lançamento do projeto aconteceu ontem na Câmara Municipal e o objetivo da Maçonaria é dar prosseguimento com ele no ano que vem, para atingir os cerca de 3,8 mil professores de Sinop, entre os de escolas municipais, estaduais e particulares.