Um trabalho que vem sendo desenvolvido há oito anos, recebe nova abordagem em Mato Grosso. A Semana da Ressocialização, denominada Em Foco, encontrou na concretização das ações aplicadas na reinserção do recuperando, eco no discurso das autoridades que participaram da cerimônia de abertura do evento, realizado, ontem, na Escola de Magistrados de Mato Grosso (Esmagis-MT). O secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, destacou o apoio às políticas promovidas pela pasta no que diz respeito aos cuidados com os recuperandos. “Este governo conta com um espírito contemporâneo e o foca no que o sistema prisional tem de mais importante: o recuperando”.
Carvalho salientou ainda que a Semana é um dos eventos mais importantes da Sejudh, pois sempre cumpre sua promessa de contribuir com novas ideias para os avanços – tantos os já alcançados como os almejados pelo Governo Estadual. “Um de nossos principais objetivos é trabalhar a reinserção social de forma a combater a reincidência criminal”, disse o secretário.
A diretora da Fundação Nova Chance, Neide Mendonça, apontou a avaliação crítica e positiva do evento como primordial para o aprimoramento das políticas de reinserção. “Precisamos socializar o conhecimento do que é ressocializar com a sociedade, desmistificar a visão que se tem do recuperando, entender que é preciso traze-los à luz da liberdade”.
Pela manhã, três doutores ministraram palestras para o público. O doutor Luiz Augusto Passos, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, discorreu sobre a natureza humana, as sociedades de guerra e sobre a necessidade de trocarmos o desejo de dinheiro pelo de amor e conhecimento. Com vasta experiência na área de educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuou principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais e educação, educação e movimentos sociais populares, educação popular freireana, educação em saúde popular, fenomenologia merleaupontyana e populações em condição de vulnerabilidade.
Em seguida, o doutor Abel Balbino falou sobre o histórico do sistema prisional desde seus primeiros esboços até como o conhecemos hoje. Destacou a importância da transição do sistema retribucionista para o da Nova Escola de Defesa Social.
Ao término de sua palestra, o doutor Jorge Tadeu foi convidado para mediar o painel apresentado. A programação segue até sexta-feira (29).
PUBLICIDADE
Projeto foca ressocialização de presos em Mato Grosso
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE