Ao menos 30 homens com algum tipo de dependência química estão sendo atendidos pela comunidade terapêutica ‘Lar Cristão’, localizada em uma chácara, na avenida da integração (antiga estrada Ruth). A clínica existe desde de março do ano passado e já recuperou mais de 5% dos residentes. De acordo com o pastor e coordenador do projeto, Hélio Alves da Silva, é cobrada uma mensalidade de R$ 200 apenas das pessoas que tem condições financeiras.
“Aqueles moradores de rua que ficavam nas praças estão sendo ajudados pelo projeto. Dos 30 residentes, 19 não pagam absolutamente nada. A única exigência é que essas pessoas queriam se recuperar durante nove meses. A libertação depende apenas da própria pessoa. A recuperação é feita através de ensinamento bíblico. A religião é o único caminho”, disse.
O coordenador explicou ainda que, até agora, três dos residentes receberam o ‘diploma’ de recuperados. “É um número extremamente importante. O diploma é uma simbologia que a pessoa fez tratamento e conseguiu cumprir os nove meses limpo. Antes disso, não garantimos a desintoxicação do corpo e da mente. Até agora, três residentes foram recuperados. Porém, nos próximos meses pelo menos 20 retornam ao convívio da família. É uma recuperação demorada, precisa ser retirada toda química do corpo. É uma doença que só é curada com persistência do paciente".
O Lar Cristão é uma organização sem fins lucrativos e é mantido com doações de alimentos de empresários e voluntários.