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Projeto do DNIT prevê reativar lombadas eletrônicas em MT

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Programa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê a reativação dos equipamentos de controle eletrônico de velocidade (radar, lombada eletrônica) em Mato Grosso. A projeção é de que 141 equipamentos sejam instalados até o final deste ano em Mato Grosso, de acordo com órgão nacional. Número que saltará para 221 aparelhos espalhados pelas rodovias federais que cortam o Estado, em 2015.

Atualmente, nenhum equipamento eletrônico com esta finalidade está em funcionamento no território estadual. No entanto, ainda é possível ver “carcaças” de lombadas eletrônicas em alguns pontos, mas que estão desativadas. A assessoria de imprensa da Superintendência do Dnit no Estado informou, ao Só Notícias, que um estudo apontando os principais pontos onde os equipamentos deverão ser instalados vai ser entregue, em breve, para ser avaliada a instalação e locais.

O projeto inicial prevê que ocorra nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Garças. Após a primeira fase, os equipamentos devem ser levados para outros municípios também. Este tipo de equipamento é instalado geralmente nos trechos urbanos das rodovias federais e tem como objetivo reduzir o número de acidentes, com o controle da velocidade dos veículos que precisam trafegar por este locais.

O coordenador geral de Operações Rodoviárias do Dnit, Luiz Cláudio Varejão, por meio da assessoria, ressaltou que o cronograma do programa prevê que, até o final deste ano, 1.854 equipamentos estejam em funcionamento em todo o país. Para isso, o Dnit dispõe de R$ 50,3 milhões. Em 2012, mais 373 serão instalados, chegando ao total de 2.227 controladores, com investimento anual previsto de R$ 150,8 milhões.

Para 2013 o investimento previsto é de R$ 189,5 milhões, com a implantação de mais 469 equipamentos, chegando ao número de 2.696 radares fixos, lombadas e controladores de avanço de sinal vermelho previstos no projeto. Nos dois anos seguintes (2014 e 2015), com todos os equipamentos funcionando, o governo federal investirá R$ 191,3 milhões por ano de manutenção do projeto. O total de R$ 773,4 milhões nos cinco anos de contrato para operação do sistema está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV) é composto por três tipo de equipamentos: barreira eletrônica (mais conhecido como “lombada eletrônica”, o equipamento mede a velocidade do veículo, que no ponto onde ele estiver instalado deve reduzir a velocidade até o máximo permitido); avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa (com sensores no chão, o equipamento flagra o motorista que avançar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres); radar fixo (equipamento que flagra a velocidade do carro trafegando pela pista).

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