O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, recebeu uma comitiva de Sorriso, ontem, que apresentou as três plantas iniciais do projeto de construção do novo fórum da comarca. A edificação será erguida em um terreno com 23 mil metros quadrados, localizado na região que também concentrará a câmara e a prefeitura.
Com amplo espaço físico e acessibilidade facilitada, o novo prédio visa oferecer mais funcionalidade, conforto e segurança a servidores e jurisdicionados da região. Embora já estejam traçadas as principais características da obra nas plantas apresentadas, o programa de necessidades da unidade será definido pela direção do fórum e do Tribunal de Justiça.
“Temos que levar em conta que as demandas da Comarca de Sorriso, assim como o município, crescem em um ritmo diferenciado, por este motivo, precisamos suprir as necessidades imediatas e prever ampliações futuras para atendimento em longo prazo. Porém, também temos que considerar os custos de manutenção. Essas são questões que precisam ser discutidas para escolher a melhor estrutura para a unidade judiciária”, explica o presidente por meio da assessoria.
Alinhar o projeto, demarcar as dimensões estruturais, as formas de ocupação do terreno foram alguns dos quesitos expostos, de acordo com o juiz auxiliar da Presidência, João Thiago Guerra. “Essa é uma região pujante que precisa de investimentos estruturantes, os quais estamos providenciando, contudo é necessário estudo aprofundado e técnico para garantir o melhor projeto”.
Segundo o juiz diretor do Foro, Jacob Sauer, a finalidade da reunião foi demonstrar as primeiras ideias sobre a nova construção, apresentar as reais necessidades da comarca e delimitar o projeto com uma estrutura que permita expansões quando necessárias. “Nossa atual sede não comporta mais a demanda, por isso, pleiteamos uma nova. Então, trouxemos algumas amostras do que pode ser implementado na comarca e acredito que avançamos na definição do projeto final”.
Para o prefeito Ari Lafin, que doou a área do novo fórum, a parceria firmada com o Poder Judiciário é uma forma democrática de cooperação que só traz benefícios para a cidade. “Nos unimos em prol da sociedade. Uma obra desse porte representa ainda mais desenvolvimento para Sorriso. É um investimento em que o maior beneficiado é a população”.
A próxima apresentação do projeto ocorrerá no dia 26 de maio, em Sorriso, quando o presidente irá inaugurar a segunda Vara Criminal da comarca. A sétima a ser instalada no município.